terça-feira, 15 de março de 2011

Coisas da vida.



"Sempre vai existir, pequenos detalhes que no fim irá fazer uma gigante diferença em fazer amigos e em ter."
Pequenos detalhes mostra a profundidade de cada um para com o outro.

Não te faça de ignorante, e verá que até pequenas coisas apresenta grandezas incomparáveis.




Quando o sofrimento bater à sua porta é melhor deixar ele entrar!





Uma das maneiras de minha avó Silvéria cuidar de mim é sempre me presentear com uma boa leitura. Livros ou artigos relacionados a Deus e à vida cristã, afinal, ela é catequista. Como prefiro ler um livro a ver televisão, estou sempre me inteirando sobre um pouco de tudo. O último que ela me emprestou foi o do Padre Fábio de Melo, Quando o sofrimento bater à sua porta. Já li alguns livros do padre, por indicação da minha avó mesmo. Não tenho qualquer problema desde que o livro me prenda até o final. Este foi assim. Quanta sensibilidade tem o autor ao falar sobre o sofrimento! Recomendo aos cristãos.

Embora, eu só tenha passado mesmo por um grande sofrimento, quando minha avó e minha tia morreram num acidente de carro, me identifiquei muito com as histórias dos personagens do livro. Cada pessoa lida com o sofrimento de uma maneira. Algumas são mais fortes, outras mais frágeis. Algumas culpam a Deus, outras buscam a Ele. O fato é que todos sofremos ou vamos sofrer algum dia, principalmente, quando o sofrimento está ligado a perda de um ente querido.

O que mais me chamou atenção no livro, foi a forma de como Fábio de Melo aborda a maneira que o sofrimento chega a nossas vidas, justamente porque permitimos ou colaboramos para ele. Explicando em poucas palavras, ele afirma que muitas pessoas estão deixando de lado sua vida com Deus, ou mesmo, perdendo a fé, porque responsabilizam Deus pelo sofrimento ocasionado. Ele exemplifica com a tragédia da perda de sua própria irmã, num acidente de ônibus em que ela foi a única vítima, porque algum passageiro não obedeceu a regra e levou uma espécie de barra de ferro mais pesada no bagageiro, cujo o limite máximo era de 5 kg. Ele relata que no momento do velório, as pessoas a fim de confortar sua mãe pela perda da filha, falavam: - Deus quis assim. De maneira sensível, ele fica completamente transtornado com tal afirmação, alegando Deus ser amor, um pai completamente amoroso, por isso, como Deus iria querer um acidente fatal para sua irmã? O sofrimento ocasionado foi devido a uma atitude inconseqüentemente humana. Por desobedecer a uma regra. Se o passageiro não tivesse levado a barra de ferro, sua irmã não teria morrido. Não é incrível e completamente racional sua maneira de pensar?

Outro exemplo que achei interessante foi o de um pai de família em torno de seus quarenta e poucos anos que estava com um câncer de pulmão, em estágio terminal, afirmar que se pudesse voltar atrás nunca teria fumado em sua vida, pois iria deixar sua esposa e seus dois filhos adolescentes. O padre cita que, neste momento, algumas pessoas pedem a Deus um verdadeiro milagre e não se conformam se Deus não atender ao pedido. Mas como pedir um milagre pra uma pessoa que fumou muito, sabendo dos riscos que estava se submetendo? Ela deveria ter pensado antes, pois neste caso, o sofrimento veio por causa de atitudes erradas.

Assim, ele vai tratando o sofrimento ao longo do livro de maneira sensata. É interessante ler, uma boa reflexão. Importante é a resposta que damos ao sofrimento e sua vazão em nossas vidas. Como escrevi acima, devemos deixar ele entrar, pois somos limitados e não há como deixarmos de sofrer neste mundo. O fundamental é também saber a hora de mandá-lo embora e buscarmos forças para seguirmos adiante. Sempre fazer do sofrimento um momento de amadurecimento da nossa alma. Há dores que precisam ser sofridas, outras simplesmente esquecidas.


Quem gera dentro de si, confiança sempre vai aparecer, de um jeito ou de outro uma ajuda...
Usará Deus de maneira simples ou complexa para ajudar aqueles que tem em si amor.

sábado, 5 de março de 2011

Primeira parte. vida de um grande homem.

Conheço um Senhor, muito próximo a mim, doe meu coração de escutar ele relatar como era sua vida inteira, ele diz.
Era muito novo ainda com cinco anos pegou paralisia infantil que lhe deu vários problemas não somente de formação da suas pernas, mas complicações grandes, onde o mesmo viveu até quase os seu dezoito anos sobre uma mesa de operação, dentro de um hospital...Pois ele fez muitas operações sem resultados bons que cortaram muitas vezes ele até ele um dia desistir de ficar totalmente curado, pois já tinha passado quase toda infância dentro do hospital, e não iria envelhecer sem, ao menos tentar viver.
Quando criança era mesmo assim, muito enérgico, e já sabia que para ter as coisas tinha que lutar muito, com apenas cinco anos já buscava ajudar em casa, vendendo tudo que era possível, e ele tinha acesso.
Mas não se tornou bem sucedido, depois que decidiu sair do hospital conhecer alguém e casar e ter filhos, ele também decidiu, aprender que a vida, pode oferecer lindos caminhos, porém todos diamantes, são caros e cobiçado, e isso aprendeu na pele e da maneira mais difícil.
Mesmo sendo um homem com um grande problema físico, resolver investir, e conheceu uma linda mulher, ela ainda muito nova pois estava quase nos seu doze anos, era mesmo muito nova, ele disse ao amigo que iria ter três filhos com ela, logo para o lobo.
Pois antes de se aproximar, o amigo que era o garanhão, correu e diante de seus olhos, mostrou a primeira lição desta vida, conte seus segredos para todos, e logo vai encontrar, o desespero, e foi inicialmente o que aconteceu.
Mas passado, dias ele viu que o amigo nada queria, pois sua intenção, era só mostrar o quanto era viril, e dominador, depois de ter alcançado seus objetivos ele não mais queria nem ver, ela não aguentava tamanho sofrimento, pois até pensar em tirar-lhe a vida era real em seus pensamentos.
Mas este homem sonhador, de sangue realmente real, disse, termine o que começou, pois ela vai ser mãe dos meus filhos, e assim mesmo aconteceu.
Porém não foi tão simples que os dois ficaram juntos, diz ele, que quando começou a namorar ela ele ganhava ainda muito pouco, mas cuidava de casa, e acabou trazendo ela para dentro da casa da sua família, onde somava, sua mãe e mais quatro irmãs, então tanto do seu lado, como o lado da família da moça não concordava, com esta união, ele era pobre, mas ela não tinha estrutura nenhuma.
Mesmo assim ele correu atrás, ganhou o dinheiro que era necessário, e por fim deu um lindo casamento, com alguns contra tempo, mas por fim começaram a vida juntos
É quando, não entende nada tudo é mil e uma maravilhas, não se sabe se está indo para direção que tanto precisa, e cair faz parte, ou torna-se até rotina.
Como pode ser ajudado, ainda hoje tem tantos sonhos, viu entrar em sua casa muitas pessoas que nada tinham dentro da panela, pois viviam em plena miséria, e hoje ele não mais tem força, sua saúde foi embora, e hoje tem somente muitas doenças, que lhe faz a vida assim tão triste e sem direção.
Minha alma nem consegue sair lágrimas, mas posso imaginar a tamanha dor que este homem tem passado e sentido, pois não só todos que no começo ele com certeza ajudou, mas foi suporte e conselheiro para que os mesmos coloca-se em busca de seus sonhos e objetivos.
Seus filhos nenhum deles conseguiram formar, tem um mais velho com uma inconstância plena, de emoções não definidas, pois pensa amar e na verdade, só vive, confusão de sentimento.
A do meio viveu quase toda uma vida, em festa e rock roll, hoje ela até que busca trabalhar, mas não foi sempre assim.
E o caçula, teve uma certa sorte, pois está quase oito anos na europa, vivendo vida de casado, tem já algumas coisas, mas não é muito, e não consegue ajudar seus pais.
Pois é, não entendo a vida, e tudo que posso fazer e deixar em letra esse sofrimento, de um homem que já vai, para quase seus sessenta anos, e sem nenhum tipo de ajuda do governo.
Hoje que era para ser mais, presente a ação de apoio do governo, se tornou mais complicado, onde para o mesmo conseguir qualquer tipo de ajuda, ele tem que ter carteira assinada, onde vai parar o amor que temos acreditado.
 

Atenção.

No momento não tenho muito a dizer apenas estou sentindo o tudo que deixei toda uma vida passar, as vezes não somos temperado nas emoções que nos é dada então deixamos tempo longo ser jogado no lixo por muitas falta que vamos pelo caminho cometendo, então muita oportunidades que poderia ser de ouro, e gratificante vai escoando pelas mãos assim e até não mais existir, e outras são levadas como, se não fosse nossa, e tudo que criamos ou em tempos foram feito, nada tinha tanta importância pois como feio, as vezes com muita dificuldade, e extremo trabalho, foi embora com muita facilidade, como se todo desempenho fosse feito sem nenhum planejamento, e por fim deixamos cair sobre as nossas cabeças, como se fossem assim, nos despreparado, e não merecedor, da conquista ou premio alcançado.
Não deixo ver, a vida por enxergar apenas, mas tento a cada segundo que respiro, entender o porque, de muitas coisas, e direcionar minhas ações, num pleno objetivo, não somente entender, mas fazer que a somatória de todas minhas atitudes possa, verdadeiramente agregar valor importante, para que quando chegar, o prêmio.
Possa não somente alegrar mas saber usar, como dádiva vinda para minha vida com um pleno objetivo, viver esta vida, com certo propósito.

O perdão da alma

Coração aprendendo